Dicas, noticias e informações interessantes.
Será que o espelho do elevador do seu condomínio existe para você apenas tirar selfie?
Você sabia?
Será que o espelho do elevador do seu condomínio existe para você apenas tirar selfie? Não, não... Você pode até aproveitar para tirar aquela foto voltando da academia. Mas, existem qualidades funcionais nos espelhos.
A origem do uso de espelhos em elevadores se deu após a Segunda Guerra Mundial, quando o número de prédios altos aumentou, bem como as reclamações de lentidão dos elevadores. A estratégia do espelho deu às pessoas algo com que se ocupar durante o trajeto da viagem no elevador, fazendo com que elas não percebessem o tempo de espera dentro do ambiente.
Acessibilidade
-O espelho ajuda os cadeirantes ao manobrar a cadeira de rodas dentro do elevador. Por causa da restrição do espaço, os cadeirantes costumam sair de costas e o espelho ajuda a visualizar a traseira do ambiente, evitando acidentes e desconfortos.
Caustrofobia:
-Espelho no elevador aumenta a sensação de profundidade do espaço, amplitude, portanto, mais conforto para quem sofre de caustrofobia, que é o medo de lugares fechados e confinados.
Distração:
-A função do espelho é também psicológica e atua no sistema límbico. Quando ficamos entediados, no elevador por mais tempo, por exemplo, passamos a prestar atenção a tudo e o tempo passa mais devagar, já quando estamos distraídos libera-se dopamina, neurotransmissor que causa bem-estar, alterando a percepção do tempo, fazendo-o passar mais rápido.
Segurança:
-A sensação de segurança reflete também psicologicamente, quando temos uma noção geral do ambiente dentro do elevador, percebendo-o de vários ângulos.
Portanto, saiba que o espelho tem funções importantes, além, claro, de você dá aquela conferida no visual.